João Wagner e Genilda Novais, empresários |
Nascido em Arataca, no sul da Bahia, João se envolveu com o universo do açaí aos 19 anos. Após alguns anos trabalhando neste segmento, decidiu abrir seu próprio negócio. Logo percebeu que empreender seria mais difícil do que imaginava. “O sucesso não foi imediato, levou alguns anos para ser alcançado”, admite.
Nos primeiros anos, o empresário enfrentou a falta de uma cultura local de consumo de açaí e a ausência de concorrentes, o que, paradoxalmente, dificultou a entrada do produto. “Nadávamos sozinhos, pois não havia nenhuma loja de açaí e isso não era bom, porque não existia o costume do ‘sair de casa para tomar açaí’. Foram anos, até que virasse hábito”, explica.
Com paciência, dedicação e um foco constante na qualidade dos produtos oferecidos, o negócio começou a prosperar. A ajuda da mãe, D. Genilda, que se juntou ao empreendimento alguns anos após a fundação, foi crucial na administração. Além disso, o comprometimento do restante da equipe também fez uma grande diferença. “Hoje, temos alguns membros da nossa equipe que estão conosco há mais de 10 anos. Temos um time diversificado, que garante o funcionamento harmonioso de todas as áreas da empresa”, destaca João.
Quando a concorrência começou a surgir na cidade, o empreendedor viu a necessidade de se reinventar para se destacar no mercado, tanto em termos de marca, quanto de produto, serviço e conceito de loja. No início, a empresa comprava o açaí de terceiros, mas a vontade de ter um produto único o levou a desenvolver sua própria formulação. “Hoje temos fabricação própria, acompanhamos e analisamos tudo, ajustando quando necessário. É uma questão além do controle de qualidade; é o amor pelo que fazemos”, explica. Além do açaí, a fábrica também produz salgados, sob a liderança da mãe de João.
Atualmente, além da loja matriz e da fábrica, o Açaí do JOTA possui duas unidades Express e cerca de 60 funcionários, distribuídos entre todas as frentes. A capacidade de atender as preferências dos clientes de maneira personalizada tem sido uma das grandes forças da empresa: “Essas unidades JOTA Express vieram para dar liberdade ao cliente na montagem do seu açaí. O cliente escolhe os ingredientes, mas nós que servimos, o direcionamos ao caixa, e ali ele recebe o pedido pronto”, conta.
Com um compromisso inabalável com a autenticidade e a excelência, o Açaí do JOTA continua a crescer: “O boca a boca foi o que fez a marca ser o que é”, destaca o empresário. “Como diz o nosso slogan: CADA COLHERADA UM SORRISO. É com foco em cada detalhe que buscamos servir o melhor ao nosso cliente”.
Para os próximos anos, ele explica que o objetivo é continuar inovando e oferecendo produtos de alta qualidade, sempre atentos às necessidades dos clientes e às tendências do mercado.
Arataca se orgulha de você, João! O sucesso do Açaí do Jota em Feira de Santana é motivo de celebração para todos nós. Tenho certeza que seria um grande orgulho para seu pai. Parabéns por sua dedicação e talento. Que venham muitos outros sucessos! - Rodrigo Faustino
Fonte: Revista Sacada